Concelho de Gondomar Fânzeres e S. Pedro da Cova Informação Política

Retirada dos resíduos de São Pedro da Cova impugnada em tribunal

[caption id="attachment_12065" align="alignleft" width="300"] Remoção da totalidade dos resíduos foi adiada / Foto: Direitos Reservados[/caption]

A remoção da totalidade dos resíduos industriais perigosos de São Pedro da Cova foi adiada devido a um processo judicial de impugnação instaurado ao concurso de adjudicação da empreitada. A impugnação implica o "adiamento do início da remoção".

Em comunicado, a União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova deu conta de uma reunião com o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Fernando Freire de Sousa, tendo este informado que o concurso público internacional decorreu dentro da normalidade, no entanto, no ato de adjudicação foi instaurado um processo judicial de impugnação pré-contratual. De acordo com a autarquia, isto "implica o adiamento do início da remoção".

Em causa está uma situação que remonta a 2001/2002 quando toneladas de resíduos industriais perigosos provenientes da Siderurgia Nacional, que laborou entre 1976 e 1996, na Maia, foram depositadas em São Pedro da Cova.

A 24 de abril foi anunciado que a retirada da totalidade dos resíduos industriais perigosos de São Pedro da Cova arranca este ano e termina no próximo ano. O anúncio foi feito pelo ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, quando era ouvido na comissão parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, no âmbito de uma audição regimental. Face à impugnação da remoção, a União das Freguesias manifesta-se "atenta e ativa, com vista à definitiva remoção dos resíduos".

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025