Baguim do Monte Concelho de Gondomar Informação Sociedade

Rojões e Papas de Sarrabulho foram protagonistas nas festas de Baguim do Monte

[caption id="attachment_1664" align="alignleft" width="300"]A procissão percorreu as ruas de Baguim / Foto: Ricardo Vieira Caldas A procissão percorreu as ruas de Baguim / Foto: Ricardo Vieira Caldas[/caption]

Procissão juntou milhares nas ruas da freguesia

Carregadas com a tradição e cultura baguinense, as Festas a São Brás deste ano ficaram marcadas por uma grande afluência de pessoas às ruas de Baguim do Monte. A entronização dos novos confrades foi a 26 de janeiro e a animação musical deu-se nos dias 1 e 2 de fevereiro mas foi no dia 3 que a freguesia parou para a celebração das Festas a São Brás.

As condições atmosféricas foram instáveis no grande dia mas a missa solene ocorreu com a habitual grande afluência de pessoas, na Igreja Matriz de Baguim do Monte. Uma hora mais tarde começava a reunião do Júri do 15.º Concurso Gastronómico Rojões e Papas de Sarrabulho de Baguim do Monte.

Sentados em redor de uma mesa, os elementos do júri davam início à denominada ‘Prova Cega’ elegendo os três primeiros lugares para as categorias de melhores papas de sarrabulho e melhores rojões à moda de Baguim do Monte.

Pouco passava das 15h e já a procissão saía da Igreja para o habitual percurso pela freguesia. Milhares de fiéis espreitavam e vergavam-se perante a passagem dos andores e do pároco de Baguim do Monte. Uma mancha amarela desfilava também no cortejo religioso. Eram os confrades da Confraria Gastronómica “Rojões e Papas de Sarrabulho de Baguim do Monte”. O tempo deu tréguas à passagem da procissão pelas ruas de Baguim mas a chuva apareceu logo quando o final do cortejo chegava ao Largo de S. Brás, o principal largo da freguesia e o local onde terminava o ritual religioso. Pela noite, viria a entrega de prémios do concurso gastronómico.

[caption id="attachment_1667" align="alignleft" width="300"]O IV Grande Capítulo realizou-se na Quinta D. José, em Jovim / Foto: Pedro Santos Ferreira O IV Grande Capítulo realizou-se na Quinta D. José, em Jovim / Foto: Pedro Santos Ferreira[/caption]

IV Grande Capítulo deu início às Festas a S. Brás

A Confraria Gastronómica Rojões e Papas de Sarrabulho de Baguim do Monte deu início a 26 de janeiro às Festas a São Brás, com o IV Grande Capítulo, a cerimónia de entronização dos novos confrades da Confraria. Seguiu-se o almoço de convívio tradicional, na Quinta D. José, em Jovim.

“Rojões, rojões, rojões e papas de sarrabulho à moda de Baguim do Monte sois o prato do nosso orgulho”, gritaram os confrades e convidados da Confraria Gastronómica Rojões e Papas de Sarrabulho de Baguim do Monte no IV Grande Capítulo, o evento que todos os anos marca o início das Festas a São Brás.

O dia 26 de janeiro começou com a entronização dos 10 novos confrades e confreiras da Confraria, que soma já um total de 52 membros que juraram divulgar e defender os rojões e papas de sarrabulho à moda de Baguim do Monte. Os convidados viajaram depois para a Quinta D. José, em Jovim, onde almoçaram os dois pratos típicos de Baguim.

O I Ato das Festas a São Brás é, na opinião de Nuno Coelho, Presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte, “um momento sempre importante que marca o início das festividades”. “Esta é uma aposta no turismo e na imagem local. A Festa serve para divulgar junto da comunidade da restauração em Gondomar, a iguaria de Baguim do Monte”, explicou o autarca ao Vivacidade.

Em discurso, Paulo Araújo, o chanceler-mor da Confraria, agradeceu a contribuição de todos os confrades e confreiras presentes no almoço. “Só temos quatro anos, mas já esperam de nós grandes iniciativas. Agradeço a todos os confrades o contributo que nos têm dado”, disse o chanceler-mor.

[caption id="attachment_1665" align="alignleft" width="300"]Isidro Rocha ("Zi") e Paula Rocha / Foto: Ricardo Vieira Caldas Isidro Rocha ("Zi") e Paula Rocha / Foto: Ricardo Vieira Caldas[/caption]

Estrela de Baguim arrecadou primeiro prémio nos rojões e nas papas de sarrabulho

Foi a melhor classificada, obtendo o primeiro lugar na categoria de "Rojões" e "Papas de Sarrabulho". A Associação Cultural Recreativa Estrela de Baguim foi a grande vencedora da noite, neste que foi o 15.º Concurso Gastronómico dos Rojões e Papas de Sarrabulho à moda de Baguim do Monte, organizado pela Cooperativa Cultural Arco Do Bojo em parceria com a Confraria Gastronómica “Rojões e Papas de Sarrabulho de Baguim do Monte” e Junta de Freguesia de Baguim do Monte. Em segundo lugar, nas papas, ficou o Café Lareira e o terceiro lugar foi para o Snack Bar Bem Me Quer que obteve também o segundo lugar na categoria de rojões. Em terceiro lugar, nos rojões, ficou o Café Esplanada.

Em entrevista ao Vivacidade, Paula Rocha da Associação Estrela de Baguim, põe a responsabilidade pela obtenção do prémio em Isidro Rocha, mais conhecido por Zi.

“Já são muitos anos, com experiência em hotéis e restaurantes. Não estava à espera do prémio. Faço porque adoro ver as pessoas satisfeitas”, explica o cozinheiro. “É tudo caseiro mas a receita já vem dos meus bisavós. Adoro fazer tudo à moda antiga. Fiz o prato com muito gosto, como faço há anos”, acrescenta.

Responsável pelo restaurante da Associação, Paula não esconde o orgulho que tem em ter ganho os dois primeiros prémios para a coletividade, situação nunca antes verificada, embora já tivesse ganho alguns prémios. “No primeiro ano ganhamos o terceiro de papas, no segundo ano ganhamos o segundo prémio de rojões e este ano trouxemos o primeiro nos dois. Se calhar o Zi mimou o prato um bocadinho mais. Nestes três dias de festa, as pessoas sempre que entravam aqui saiam satisfeitíssimas. Tivemos casa cheia nos três dias”, conta ao Vivacidade. Apesar de orgulhosa, a responsável não esconde alguma tristeza na ausência de presença do presidente da associação na Cerimónia de Entrega dos prémio. “Todos os sócios deviam sentir-se orgulhosos. Uma coisa que me fez ficar triste no dia em que recebemos o prémio foi o facto de o nosso novo presidente não ter estado presente. A ex presidente esteve sempre presente. O novo não se lembrou porque não é da terra e é muito triste. Penso que falhou com os sócios e falhou com a associação. Mas o que me orgulha mais é o facto dos sócios dizerem ‘isto nunca aconteceu aqui, termos os dois primeiros prémios’, explica Paula Rocha.

Paulo Araújo, chanceler-mor da Confraria Gastronómica “Rojões e Papas de Sarrabulho de Baguim do Monte” afirmou na Entrega de Prémios do 15.º Concurso Gastronómico Rojões e Papas de Sarrabulho que “tudo decorreu de forma exemplar e fantástica.” “Esta é uma iniciativa que já se enraizou, já deu provas de que realmente é benéfica para a freguesia de Baguim do Monte, para o concelho e para fora de Gondomar. A partir do concurso gastronómico já apareceu uma confraria gastronómica cuja finalidade é levar os rojões e as papas para além concelho”, referiu. No final deixou um pedido aos restaurantes que confecionem os pratos: “coloquem a designação “à moda de Baguim do Monte” nas ementas para levar a gastronomia de Baguim do Monte além concelho”.

Últimas Notícias

MERCADONA RENOVA APOIO À CAMPANHA DO BANCO SOLIDÁRIO ANIMAL

3/10/2025

Gustavo Oliveira é campeão de Portugal Rotax Micro Max

1/10/2025

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025