
Nem o mau tempo parou as várias iniciativas de convívio por todo o concelho
Este ano, entre nuvens e períodos de céu aberto, houve verão de São Martinho em Gondomar. Não faltaram iniciativas que levaram os gondomarenses a comer as tradicionais castanhas assadas.
Castanhas assadas e o mês de novembro são uma combinação perfeita que retrata o que se passou um pouco por todo o concelho de Gondomar. Para quem não conhece a lenda, aqui fica um pequeno resumo: num dia de muito frio e chuva, Martinho, um soldado romano, deparou-se com um homem muito pobre, vestido com roupas rasgadas, que lhe pediu uma esmola. Sem nada para dar ao homem, Martinho rasgou metade da sua capa e ofereceu-lha. Nesse momento, a chuva e o mau tempo desapareceram e o sol surgiu no céu. Foi uma recompensa de Deus a Martinho pelo seu ato de bondade. Assim, é comum ter uns dias de sol em novembro, que ficou conhecido pelo verão de São Martinho.
[caption id="attachment_1996" align="alignleft" width="300"]
Em Rio Tinto, no Centro Social de Soutelo, realizou-se um Mega Magusto. Sandra Felgueiras, presidente da instituição, confessou ao Vivacidade que o mau tempo não permitiu a mesma adesão de anos anteriores mas ainda assim, muita gente não resistiu às castanhas assadas. “Todos os anos fazemos o magusto. Tudo começou há sete ou oito anos atrás. No início era mais pequeno e com a adesão das pessoas foi crescendo. Agora até chamamos-lhe Mega Magusto, dado que já está de tal maneira difundido pelas famílias que temos sempre muita gente a participar. O objetivo é mesmo esse. Esta é uma instituição aberta a todos”, afirmou.
No mesmo dia, o Centro Social de Soutelo planeava inaugurar um parque infantil destinado às crianças mas a chuva não o permitiu. “Foi uma iniciativa com a ajuda dos pais, dos associados e de algumas atividades com rifas. Conseguimos fazer um parque infantil novo para os meninos da creche escolar. Conseguimo-lo sem qualquer custo para o Centro Social e será inaugurado quando o tempo permitir, visto que é ao ar livre”, referiu a presidente.
[caption id="attachment_1997" align="alignleft" width="300"]
A tarde foi passada ao som das crianças e dos respetivos pais que animaram os presentes com músicas originais. Com a barriga cheia os convidados ainda visitaram o Mercadinho de Oportunidades Soutelo Vivo.
O espírito de São Martinho também contagiou o Sport Clube Rio Tinto. Na sede do clube realizou-se um jantar com sócios e simpatizante da equipa. O SC Rio Tinto juntou famílias e associados num jantar animado pelo grupo folclórico “As Cantarinhas da Triana” e pelo vocalista e teclista “Fernando Ferreira F&F”. Para satisfazer os presentes não podiam faltar as castanhas, o vinho tinto e outros petiscos. O evento contou ainda com a presença de José Fernando Moreira, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Gondomar, e Nuno Fonseca, presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto.
Mas as festas de São Martinho não se ficaram por aqui. Em S. Pedro da Cova, a Associação Recreativa Desportiva de Vila Verde organizou uma iniciativa em que não faltaram castanhas e boa disposição.
As Casas da Juventude do concelho também estiveram em festa. Em Rio Tinto foram feitas inúmeras atividades para os mais novos. As crianças estiveram a colorir castanhas e fizeram trabalhos manuais que acabaram por servir de decoração para a sala. Os convidados trouxeram castanhas e todos juntos tiveram a oportunidade de as assar. As quentinhas, ajudaram a aquecer a tarde fria que se fez sentir.
[caption id="attachment_1998" align="alignleft" width="300"]
A Casa da Juventude de Gondomar também celebrou o S. Martinho, juntamente com a presença da vereadora do Desporto e Juventude do município, Sandra Brandão. A tarde ficou marcada por um ambiente festivo e de grande satisfação.
S. Pedro da Cova não quis ficar atrás e tanto os miúdos como os graúdos juntaram-se na Casa da Juventude para comer castanhas e passar uma tarde de outono. No final do dia, não sobrou nenhuma castanha.