
O Grupo Desportivo Toledos conquistou a terceira Taça de Portugal consecutiva, ao derrotar na final o Sporting, por 3-1 no pavilhão Multiusos de Gondomar, que durante dois dias (7 e 8 de fevereiro) acolheu também a final da Taça da Fundação, da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa.
Diogo Silva, André Silva e o nigeriano Aruna Quadri (32.º no ranking mundial), do Grupo Desportivo Toledos sagraram-se vencedores da Taça de Portugal ao bater o Sporting por 3-1 na final, realizada no Multiusos de Gondomar. A equipa açoriana do Pico junta assim a Taça de Portugal à Supertaça, na qual já tinha derrotado os leões. No primeiro jogo Aruna Quadri venceu Bode Abiodun por 3-0, num encontro que durou cerca de 2h40. O segundo duelo foi mais equilibrado com Diogo Chen a derrotar André Silva por 3-2. Em pares, André Silva e Diogo Silva derrotaram Diogo Carvalho e Chen por 3-2. No jogo final, Aruna – eleito melhor jogador mundial em 2014 - bateu Carvalho por 3-1. Em paralelo, realizaram-se as finais da Taça da Fundação, prova organizada pela Federação Portuguesa de Ténis de Mesa destinada a homenagear a Associação de Ténis de Mesa do Porto (ATMP) como a mais antiga do país. Na Taça da Fundação participam as seleções distritais nas classes de juniores masculinos, juniores femininos, cadetes masculinos, cadetes femininos, infantis masculinos e de infantis femininos. Os vencedores foram premiados no último dia da prova.
“Este pavilhão está preparado para receber competições internacionais de ténis de mesa”
[caption id="attachment_1531" align="alignright" width="300"]
Pedro Moura, presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM), marcou presença no Multiusos de Gondomar e mostrou-se satisfeito com as condições do equipamento desportivo gondomarense. “Está desenhado o caminho para voltarmos a Gondomar com mais competições. Este pavilhão está preparado para receber algumas das grandes competições internacionais de ténis de mesa”, disse o líder da FPTM, em entrevista ao Vivacidade. O ténis de mesa tem forte implementação no concelho, onde existem três equipas a praticar a modalidade: Ala de Gondomar, Ginásio de Valbom e Dragões Valboenses. “A Ala de Gondomar tem dado cartas no setor feminino e é uma equipa tradicionalmente candidata aos títulos mais importantes do Ténis de Mesa português”, referiu Pedro Moura.
“A Taça da Fundação é uma prova importante para o futuro da modalidade”
Também presente no Multiusos de Gondomar, Sérgio Miranda, presidente da ATMP, acompanhou os jogos da Taça da Fundação e caracterizou a competição como “uma prova importante para o futuro da modalidade”. “É uma prova inter-seleções distritais onde competem os nossos melhores jovens, em 14 mesas em simultâneo. Estão envolvidos cerca de 150 atletas, divididos por 42 equipas, que representam oito seleções distritais”, explicou o dirigente. Na primeira passagem da competição por Gondomar, Sérgio Miranda, deixou expressa a vontade de regressar ao concelho. “Já fizemos alguns contactos com a autarquia para podermos regressar. Este espaço é excelente e muito bem tratado”, atestou o presidente da ATMP.
“Queremos afirmar o Ténis de Mesa em Gondomar”
A acompanhar os responsáveis da FPTM e da ATMP esteve Sandra Brandão, vereadora do Desporto da Câmara de Gondomar, que reiterou a disponibilidade do Município para receber mais provas da modalidade. “Este foi um bom começo e da parte da autarquia estamos disponíveis para receber mais eventos, sendo que o próximo poderá ser internacional”, referiu a vereadora.
VENCEDORES Taça de Portugal: Masculinos: GD Toledos 3 – 1 Sporting Femininos: CTM Mirandela 3 – 1 GDCP Madalena
Taça da Fundação: Masculinos: ATM Porto – Infantis; ATM Madeira – Cadetes; ATM Madeira – Juniores; Femininos: ATM Vila Real - Infantis; ATM Vila Real - Cadetes; ATM Vila Real - Juniores;