Concelho de Gondomar Fânzeres e S. Pedro da Cova Foz do Sousa e Covelo Informação Rio Tinto Sociedade

Tum Tum Tum quer empregar 120 jovens através da música

[caption id="attachment_6197" align="alignleft" width="300"]Ensaios Projeto Tum Tum Tum O projeto vai operar no Liceu Martim Fernandes / Foto: DR[/caption]

O som dos instrumentos musicais dá nome ao mais recente projeto alojado no antigo Liceu Martim Fernandes, em Rio Tinto. O Tum Tum Tum tem como objetivo empregar 120 jovens dos 18 aos 30 anos num prazo de três anos de intervenção.

“Este projeto surge no seguimento da aposta na inclusão social através da arte, consequência do Projet’Arte e do Xilobaldes, que se tornou um projeto piloto deste Tum Tum Tum”, começa por explicar Hélder Nogueira, mentor do mais recente projeto instalado no Liceu Martim Fernandes.

O Tum Tum Tum apresenta como objetivo geral a promoção da inclusão social de jovens dos 18 aos 30 anos através de estratégias de intervenção artísticas que potenciem o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e de empregabilidade.

Para o efeito, vão estar disponíveis quatro polos do projeto situados em Rio Tinto, em São Pedro da Cova, em Foz do Sousa e no Centro de Reabilitação da Areosa.

“Este projeto tem a duração prevista de três anos, mas como promotores diretos não queremos sair de Gondomar. Esperamos que os nossos primeiros formandos deem depois origem a novos grupos dispersos pela Área Metropolitana do Porto”, afirma Hélder Nogueira.

O Tum Tum Tum tem como público-alvo 120 participantes diretos em situação de desemprego e 150 participantes indiretos em situação de vulnerabilidade social.

Os materiais reaproveitados (baldes de tinta, cabos de vassouras, varetas de guarda-chuvas, entre outros objetos) dão origem aos instrumentos musicais do grupo, à semelhança dos que são utilizados pelo Xilobaldes, projeto que empregou 18 dos 20 membros iniciais.

Para os jovens que decidam integrar o Tum Tum Tum estão previstas quatro possibilidades: integração em emprego ou formação profissional, inclusão nas oficinas de música, integração no curso de formação de monitores certificado e financiado pelo IEFP ou inclusão no grupo performativo Xilobaldes.

Segundo Hélder Nogueira, a porta está aberta a todos. “Podemos incluir qualquer jovem independentemente das suas características físicas ou cognitivas. Não há entraves”, conclui o mentor do projeto.

O Tum Tum Tum tem como entidade promotora o Centro Social de Soutelo e é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do programa PARTIS – Práticas Artísticas para Inclusão Social.

Últimas Notícias

Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR-N

12/01/2026

Nuno Sousa substitui Marco Martins na Transportes Metropolitanos do Porto

9/01/2026

Projeto "Voltar a Casa" será levado à Assembleia da República

9/01/2026

Álvaro Santos: “Candidato-me com uma forte convicção e um espírito de missão que o Norte pode e precisa de dar um salto qualitativo a diversos níveis”

8/01/2026

MARCO MARTINS SERÁ DESTITUÍDO DA TMP NA SEXTA-FEIRA

7/01/2026

António Cunha: “Face à forma como o processo foi conduzido quis dizer à região que estou cá, não quero ter falta de comparência”

7/01/2026

CASA COSTA ABRIU EM GONDOMAR

29/12/2025

BP ABRE POSTO DE COMBUSTIVEL NA ESTRADA DOM MIGUEL

29/12/2025