APESAR DA CHUVA, INíCIO DO ROSÁRIO SUPEROU TODAS AS EXPETATIVAS
As festas em Honra da Nossa Senhora do Rosário, denominadas, carinhosamente, como Festas do Concelho, começam no passado dia 6 de Setembro com a Noite branca. Uma festa que arrastou milhares até ao centro de Gondomar, que apesar da chuva, decidiram manter-se pelas ruas a desfrutar dos oito palcos que a compuseram.
A noite diz-se abençoada pela chuva, mas será que terá um Rosário abençoado? O cartaz é aliciante e tem como cabeça de cartaz o cantor nacional Tony Carreira, seguido do TOY, de uma homenagem ao Marco Paulo e tantos outros momentos que irão compor o palco principal.
“O balanço do início das nossas festas, com a Noite Branca, apesar da chuva, é extremamente positivo. Tenho noção, bem como vocês que acompanharam em direto a Noite Branca, que quando o autocarro panorâmico percorre o concelho, já estavam umas centenas de pessoas a encher as ruas. Por isso a chuva, mesmo que tenha “mandado embora os nossos convidados” mais cedo, acredito que tenham aproveitado com a chegada antecipada”, refere o presidente da Câmara Municipal de Gondomar e Vereador da Juventude, Luís Filipe Araújo.
As coletividades, apesar dos contratempos, conseguiram atingir os objetivos delineados com a sua participação na Noite Branca. Muitas delas, marcarão presença, também, na Tasquinhas das festas da Nossa Senhora do Rosário. “Sabemos que as coletividades conseguiram atingir os objetivos que estavam inicialmente delineados. Infelizmente, não pude visitar todas no decorrer da festa, mas visitei algumas que estavam próximas da biblioteca e vi muitas bancas vazias, o que é bom porque conseguiram vender o que se tinham proposto vender”, refere.
Quando questionado sobre o que correu menos bem, o presidente responde de imediato: “Foi o São Pedro (risos)”, acrescentando que “a questão do estacionamento também é algo que precisamos de aferir e corrigir. Este ano adicionamos o shuttle que permitiu que as pessoas pudessem estacionar mais longe e tivessem como se deslocar para o centro do concelho e, certamente, para o ano, caso continuemos na Câmara Municipal, iremos adotar esse serviço com mais frequência e em mais locais, para que seja, cada vez mais, fácil as pessoas chegarem até ao centro gondomarense”.
Quanto a desacatos não houve nada a registar. “Um forte agradecimento a todos os serviços disponíveis esta noite, a Proteção Civil, a Polícia Municipal, PSP, Bombeiros, INEM, e todos os colaboradores da Câmara Municipal que marcaram presença. Todos fizeram a diferença nesta noite. É um trabalho de vários meses posto a prova e foi, sem dúvida, uma prova superada”, afirma o vereador da juventude.
Como já foi referido, as Festas do Concelho de Gondomar começaram e o seu programa cultural e religioso tem início já este fim de semana. António Koch, presidente da Confraria de S.Cosme, S.Damião e Nossa Senhora do Rosário, pôs-nos a par de toda a programação para a maior romaria de Gondomar. “No dia 14 começa com a festa em honra da Nossa Senhora das Dores, pelas 10h30 com a reza do terço e às 11h00 com missa presidida pelo pároco. No dia 17 na Cultura à Quarta (nome dado há 12 anos devido a evento culturais realizados à quarta-feira à noite, no âmbito das Festas do Concelho), temos o concerto dos padroeiros com o Coro da Sé Catedral do Porto e o Quinteto de Metais, pelas 21h30, na Igreja Matriz. No dia 24, na Cultura à Quarta, realiza-se a conferência dos padroeiros subordinada ao tema: Quando o corpo fala de Deus, com o orador Paulo Duarte da Congregação dos Jesuítas. O local poderá ser alterado da Igreja para o Auditório da biblioteca municipal, devido à recuperação dos altares. O dia 26 de Setembro é dedicado aos padroeiros São Cosme e São Damião”.
As celebrações em honra da Nossa Senhora do Rosário, propriamente ditas, começam no primeiro domingo de Outubro, dia 5, com a celebração em honra da Nossa Senhora do Rosário presidida pelo Bispo do Porto Dom Manuel Linda. A procissão é na segunda-feira, dia 6 de Outubro, pelas 16h00, que é o feriado municipal. As celebrações terminam no dia 12 de outubro.
Ainda a nível religioso, está a ser preparada pela Confraria uma exposição de fotografias de cortejos realizados nos anos 60 e 70 para obras da igreja, que será inaugurada no dia 4 de outubro e estará patente até ao final do mês.
“No ano anterior, cuja temática das festas do Rosário, incidiu sobre os azulejos da nossa igreja paroquial, com especial destaque para os azulejos hispano-mouriscos, a Confraria decidiu encomendar nos próximos 3 anos, uma réplica de um desses azulejos que forravam as paredes da igreja. O objetivo é, para que em 2027, ano do tricentenário da nossa igreja, teremos quatro diferentes exemplares / réplicas dos azulejos hispano-mouriscos. Estes azulejos que decoravam o interior da nossa igreja, produzidos nos inícios do século XVI, em Sevilha, nas olarias do bairro da Triana, provavelmente provenientes da igreja anterior, foram retirados em 1924, coincidindo com as obras de restauração para os 200 anos da Igreja, realizadas nessa altura, pelo padre Crispim Gomes Leite”, acrescenta António Koch, apelando à visita à Igreja Matriz onde poderá encontrar esta réplica de azulejos emblemáticos.
Quanto à parte musical, este ano, os cartazes das Festas do Concelho começam dia 2 de Outubro, com a atuação de Fernando Rocha, pelas 22h00. No dia 3 de Outubro terá lugar a atuação de Tony Carreira e a inauguração das Tasquinhas, pelas 19h00. No dia 4 de Outubro, a homenagem a Marco Paulo, Para Sempre Marco, estará em palco, pelas 22h00. No dia 5 de Outubro, pelas 21h30, ocupam o palco principal Ana & Charm Quintet – Banda Musical de Gondomar, com um tributo ao Rock. No fim de semana do “Rosário pequenino”, dia 10 de Outubro atua o Padre Guilherme, pelas 22h00. O cartaz fecha em beleza, no dia 11, com a atuação do Toy, pelas 22h00. Os concertos serão todos junto ao Parque Urbano de Gondomar.
“A oferta musical superou as expetativas. Este ano fomos mais felizes na escolha, temos escolha para todos os gostos. Temos as expetativas elevadas e fomos gerindo toda a programação com a Confraria, como é habitual. Vamos ter oito bandas filarmónicas a atuar, diria, até que esta é das festas com mais bandas filarmónicas”, afirma o presidente Luís Fiipe Araújo.
As tasquinhas e o artesanato vão-se manter nos mesmos moldes dos anos anteriores. “É sempre um ponto alto, as tasquinhas, é um ponto de reencontro. Sabemos que aquele espaço vai deixar de estar disponível para as tasquinhas, e quando isso acontecer, iremos encontrar um local para que seja possível continuar a concretizar-se. A procura é sempre muito grande”, refere.
Para o ano, caso continue na Câmara Municipal de Gondomar “o objetivo é reforçar a Romaria do Rosário, porque tem uma importância muito grande em termos identitários, em Gondomar. Somos muito ligados a esta romaria. Somos atentos a tudo o que acontece em torno dela temos de manter este sentido identitário”.
Para finalizar o apelo é a que as pessoas visitem esta grande festa “Vamos voltar a ter uma grande Romaria do Rosário para todos os gostos. Vai ser uma romaria como Gondomar merece com toda a diversão e oração inerentes a estas festas”, remata.
Caso queira recordar a Noite Branca de Gondomar 2025 veja os nossos vídeos em direto na nossa página do Facebook: Jornal VivaCidade.
A Confraria de São Cosme, São Damião e Nossa Senhora do Rosário, no âmbito das festas do concelho que promove anualmente em Honra e Louvor aos seus Santos Padroeiros e a Nossa Senhora do Rosário criou, este ano, o prémio “Francisco Ascensão” com o objetivo de envolver toda a catequese paroquial na criação e elaboração de um desenho para o flyer com o programa das festas religiosas, a divulgar pela comunidade. Este concurso é dirigido a todas as crianças e jovens inscritos num dos sete Centros da Paróquia de Gondomar - São Cosme e que frequentem do 1º ao 10º ano de catequese.
Esta iniciativa tem como objetivos: Envolver a catequese paroquial na criação de um desenho/flyer que identifique e divulgue a Romaria do Rosário;Valorizar a criatividade e o imaginário infanto - juvenil das festas do Concelho; Incentivar o desenvolvimento de competências e prática da expressão artística; Eleger e expor publicamente os melhores trabalhos e promover a sua divulgação pela comunidade.
Na prática pretende-se compreender a perceção, ou o olhar que as crianças e adolescentes da nossa catequese têm das nossas festas do concelho e dos seus Padroeiros, São Cosme, São Damião e Nossa Senhora do Rosário.
Em 1º Lugar ficou a Sara Afonso, 6º ano de Catequese do Centro dos Capuchinhos; em 2º Lugar - Sara Silva, 9º ano de Catequese do Centro da Matriz; e em 3º Lugar - Áurea Moreira, 5º Ano de Catequese do Centro dos Capuchinhos. As Menções Honrosas foram para Camila Bastos, 2º ano de Catequese do Centro da Matriz; Catarina Ferreira, 6º ano de Catequese do Centro da Matriz; Mariana Ribeiro, 8º ano de Catequese do Centro dos Capuchinhos; Gabriel Rodrigues, Paróquia da Foz do Sousa.
A entrega dos prémios será a 17 de Setembro.