Concelho de Gondomar Cultura Informação Rio Tinto

V Medieval de Rio Tinto: Quinta das Freiras conquistada por mouros e cristãos

[caption id="attachment_2582" align="alignleft" width="300"]Albertino Valadares é um dos vários responsáveis pela organização do evento / Foto: Ricardo Vieira Caldas Albertino Valadares é um dos vários responsáveis pela organização do evento / Foto: Ricardo Vieira Caldas[/caption]

Está quase aí e tem um nome diferente. Rio Tinto Medieval é a quinta edição da feira dedicada à Idade Média e promete ser a maior alguma vez feita na Quinta das Freiras. A edição decorre de 26 a 28 de setembro.

Albertino Valadares preside a Associação Artística de Gondomar (ARGO), uma das duas entidades responsáveis pela organização da V Medieval de Rio Tinto, e confessa ao Vivacidade que espera superar, este ano, os 15 mil visitantes da Medieval de 2013.

Mais artesanato e restauração

A edição deste ano contará com um sem-número de novidades, revela Albertino. “Vamos ter um aumento do espaço utilizado, mais animação e em todos os dias, mais restaurantes, tasquinhas com comidas ligeiras e crepes...”, explica. Ao todo serão 120 os expositores que incluem artesãos, artífices e espaços de restauração.

Mais espetáculos e animação

O presidente da ARGO esclarece ainda que “o cortejo e música medieval vão continuar”, muito embora “este ano o cortejo não passe pelo Parque Nascente porque vai realizar-se apenas junto à feira de Rio Tinto.” O rei e a rainha – personagens já habituais nas edições anteriores – serão na edição de 2014 “mais visíveis”. “Este ano vamos dar mais importância ao cortejo do rei e da rainha. O nosso grupo de teatro está a preparar uma encenação que vai levá-los a circularem pelo recinto durante os três dias da Feira Medieval”, conta Albertino Valadares.

De resto, a Rio Tinto Medieval terá também várias sessões de fogo [em três espaços do recinto] e falcoaria.

A batalha de Rio Tinto vão ser encenada pormenorizadamente e haverá, inclusive, uma homenagem à Fina D’Armada [historiadora riotintense que contribuiu na investigação da lenda de Rio Tinto].

O rigor nos trajes e costumes medievais também não vão falhar este ano até porque, segundo o artesão, “muitas pessoas que vão participar nesta Feira Medieval já têm experiências anteriores e estão preparados para o conceito Medieval. Dentro das possibilidades vamos tentar ao máximo cumprir esse rigor”, aclara.

A Rio Tinto Medieval é organizada pela ARGO, Junta de Freguesia de Rio Tinto e pela Câmara Municipal de Gondomar.

A Rio Tinto Medieval terá o seguinte horário: Sexta (dia 26): 18h às 24h Sábado (dia 27): 10h às 24h – com cortejo de manhã Domingo (dia 28): 10h às 22h

Últimas Notícias

MERCADONA RENOVA APOIO À CAMPANHA DO BANCO SOLIDÁRIO ANIMAL

3/10/2025

Gustavo Oliveira é campeão de Portugal Rotax Micro Max

1/10/2025

Medieval de Rio Tinto

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: ANTÓNIO BRAZ

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ GONÇALVES

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ CONCEIÇÃO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: CRISTINA COELHO

16/09/2025

ENTREVISTA CANDIDATO À UNIÃO DE FREGUESIAS S.COSME (GONDOMAR), VALBOM E JOVIM: JOSÉ SILVA

16/09/2025