
O Vox Populi editou recentemente o disco “O brado da terra”. O trabalho editado reúne 11 temas do grupo coral gondomarense fundado em 2009, na Escola Secundária de São Pedro da Cova.
Sete anos após a fundação, o Vox Populi apresenta o primeiro trabalho discográfico. O grupo coral composto por professores das escolas de Gondomar pôs mãos à obra e gravou 11 temas do seu reportório habitual em disco.
“Decidimos avançar com o registo discográfico porque julgamos que irá beneficiar o grupo em todos os patamares. Sentimos que a partir do momento em que gravamos este disco ficamos melhores e queremos agora diversificar o nosso reportório”, afirma Guilhermino Monteiro, diretor musical do Vox Populi.
Segundo o responsável, o coro vai “procurar experimentar outros estilos musicais, tais como jazz e bossa nova, nos próximos espetáculos”.
Ao Vivacidade, Guilhermino Monteiro recorda ainda a história do Vox Populi, que começou com 10 professores “que se juntaram por brincadeira”. “O grupo inicial tinha curiosidade em experimentar o canto coral e a primeira apresentação que fizemos foi no final do ano letivo. Nessa altura outros professores perceberam-se que existia um coro e juntaram-se a este projeto”, acrescenta o diretor musical.
“O brado da terra” foi gravado nos estúdios Rangel, no Porto, e conta com uma foto de capa de Rui Silva e arranjo gráfico de José Pimenta e Gisela Loureiro.
O coro Vox Populi Constituído em maio de 2009, na Escola Secundária de São Pedro da Cova, o coro Vox Populi foi originalmente formado por professores daquela instituição, mas congrega atualmente professores de outras escolas do concelho. O coro tem alargado as suas atuações a espaços públicos e tem participado em diversos eventos culturais. O Vox Populi conta já com 77 concertos realizados.
“O brado da terra” 1 – A minha saia velhinha – Tradicional (Minho) 2 – Já lá vai o sol abaixo (Arouca) 3 – Não quero que vás à monda – Tradicional (Alentejo) 4 – Essa rua – Popular brasileira 5 – Tico-tico – Choro brasileiro – Zequinha do Abreu 6 – Queda do Império – Vitorino 7 – Mulher de erva – José Afonso 8 – Balada do sino – José Afonso 9 – Só ouve o brade da terra – José Afonso 10 – Deixem passar – João Lóio 11 – Nona Sinfonia – José Carlos Ary dos Santos